Turismo nacional é o queridinho de 2021

Máscaras, álcool em gel, bagagem enxuta… Como será o novo normal no turismo?

Como ainda não temos uma cura ou um tratamento que seja comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus, a perspectiva é de que teremos de conviver com ele por um tempo. O novo normal, que veio para ficar, pelo menos, por enquanto.

Fazer uma reunião de trabalho, ir ao mercado, celebrar, e até para viajar…. temos, nesse momento, um novo normal.

Devemos ter alguns cuidados para que possamos seguir em frente e continuar fazendo as coisas que nos dão prazer.

Máscara de proteção – Obrigatória em muitos estados do Brasil, a máscara passou a ser exigida, inclusive, pelas próprias companhias aéreas.

Álcool em gel –  Item que deve nos acompanhar sempre. Na viagem não seria diferente.

Seguro viagem e teste da Covid-19 – Acreditamos que o resultado do teste de Covid-19 pode passar a ser tão importante quanto o passaporte e o visto. O seguro viagem que tenha proteção à Covid-19 também pode começar a ser uma exigência. As empresas que vendem o seguro viagem, já estão se adaptando a essa nova realidade.

Mas a vacina será o mais importante: como já são cobradas tantas outras por alguns países, provavelmente teremos que ter o certificado internacional de vacinação da COVID-19.

Tranquilidade e respeito – Não deveria ser necessária uma pandemia para pedir que as pessoas agissem assim, mas ela nos obriga a isso. O cidadão deve ter consciência e entender o motivo de seguir as novas regras.

Para onde você quer ir? Vai se sentir seguro em andar pelas ruas, ir a um restaurante? Quem estiver esperando “voltar ao normal”, não vai viajar tão cedo. Se você quiser viajar, abrace a nova realidade, mas com todas as medidas de segurança, higiene redobrada, máscaras e álcool em gel por toda parte. Distanciamento e limites em todos os locais, é isso que você vai encontrar pela frente se quiser viajar nos próximos meses.

No próximo ano, o turismo doméstico estará em alta.

Especialistas acreditam que a retomada integral do setor de turismo se dará em 2021. Enquanto isso, os Agentes de Viagens estão mais otimistas.

Os especialistas e os agentes concordam que a retomada se dará por meio do turismo doméstico. Isso quer dizer que pessoas que moram no Brasil visitarão lugares dentro do próprio país.

Para facilitar a escolha do próximo destino nacional a ser visitado vale conferir, a seguir, uma lista com algumas sugestões.

1 – Gramado

A cidade conta com construções e paisagens belíssimas que remetem ao romantismo europeu e é conhecida como a “Suíça Brasileira”. Faltava apenas neve em Gramado para que ela assumisse de vez esse título. Não falta mais: o Snowland, primeiro parque de neve artificial indoor das Américas, trouxe esportes de inverno à cidade, que já era famosa pelos fondues nos bons restaurantes suíços e pelo climinha gostoso da Serra Gaúcha. A cidade fica cheia o ano inteiro, seja no inverno para curtir o friozinho com muito chocolate quente, vinhos e queijos, seja no verão para se divertir nos três meses de festa do Natal Luz. O charme se mantém na hotelaria em qualquer época, com diversas opções: grandes estruturas para famílias e conforto, privacidade e mimo para os casais em busca da sua lua de mel ou viagem romântica.

Muito do charme de Gramado está em passear sem pressa pelo Centro, sobretudo nos 100 m da Rua Coberta, principal point de compras e comidinhas da cidade – como a Casa da Velha Bruxa, que serve um ótimo chocolate quente. Para o fim de tarde, o ideal é passear de pedalinho ou caminhar às margens do Lago Negro. No jantar, volte ao Centro e prove o delicioso galeto (servido em rodízio) do Casa di Paolo.

Gramado é uma boa opção tanto para casais, quanto para crianças e toda a família. Tem programação para todo mundo! O Natal Luz, por exemplo, ocorre do final de outubro ao início de janeiro e atrai públicos de todas as idades. Nesse período, a cidade fica completamente decorada e conta com atrações especiais.

Embora seja uma cidade turística, as noites de Gramado ficam agitadas apenas às sextas e sábados. Os dois principais points jovens são o Bill Bar, com bandas ao vivo, e o Harley Motor Show, que se transforma em um pub.

2 – Salvador

Alegria, carnaval, fé, história, lindas praias e uma culinária maravilhosa. Tudo isso e muito mais o turista encontra em Salvador (BA).

Dentre todas as experiências mais buscadas em Salvador está a moqueca de peixe e camarão, conhecer o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Casa de Jorge Amado, igrejas e praias. Salvador tem tantas atrações que apenas uma visita não basta. Você vai se encantar e querer voltar.

Pousando em Salvador também podemos escolher outros destinos que estão próximos e são encantadores…. Como Guarajuba que fica localizada a 42 km de Salvador, com praias de areias brancas e barracas rústicas que servem petiscos fresquinhos, à base de frutos do mar. O mergulho relaxante é garantido nos trechos protegidos por recifes. Depois da praia, o movimento se transfere para os restaurantes, sorveterias e pequenos shoppings. No verão, bares e casas noturnas capricham no atendimento, atraindo hóspedes de outras vilazinhas à beira-mar. Outro exemplo é Praia do Forte que tem o cenário incrível e um mar de águas transparentes e cheio de piscinas naturais, não dá vontade de sair. O local também recebe uma das mais importantes sedes do Projeto Tamar, com a oportunidade de ver as tartarugas e aprender sobre elas de perto. Cercada de verde e com todo um clima rústico, o vilarejo é ideal para as férias. Enfim, o litoral próximo à Salvador é riquíssimo de locais para visitar, passear e se divertir. Tem bastante opção de férias para solteiros, casais, famílias…. enfim, para todos.

3 – Natal

Natal conta com praias muito conhecidas como Ponta Negra, Praia dos Artistas e Praia da Pipa. Além das belezas naturais, também fazem parte das atrações da cidade:  o Aquário Natal, com várias espécies de animais; passeios de buggy; Morro do Careca, duna com mais de 100 metros de altura e passeios de barco. Além de muitas praias vizinhas riquíssimas de belezas naturais. O Rio Grande do Norte tem muito a oferecer: Tibau do Sul, Pipa, São Miguel do Gostoso, dentre outras. Enfim, é um destino que posso garantir: praias maravilhosas!!!

4 – Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro de fato é a cidade maravilhosa! Tem pontos turísticos para todos os gostos. Vale a pena ver o pôr do sol na Pedra do Arpoador. É um espetáculo!

É um dos meus destinos favoritos… pela agitação, pelas pessoas que amam esporte, pela vida noturna, pelos restaurantes maravilhosos, por ser tão rica de opção que podemos ir a vida toda e nunca vamos repetir ou nos cansar. Bom, a cidade do Rio de Janeiro, é a minha queridinha mesmooooo!!!

Visitar o Pão de Açúcar, dar uma volta no bondinho, correr pelo calçadão de Copacabana, Leblon ou Barra da Tijuca, conhecer o Cristo Redentor, ir até a Praia Vermelha ou tomar um banho de mar. Essas são algumas das muitas opções de lazer e entretenimento que o Rio de Janeiro apresenta.

 

5 – Fortaleza

Entre as principais atrações turísticas dessa cidade inesquecível estão : a Feirinha de Artesanato, a Praia do Futuro (Perfeita!!!), a Catedral da Sé, o Teatro José de Alencar, o Mercado Central, o Beach Park (toda a região de Aquiraz é incrível. Vale a pena se hospedar por lá também) e muito mais. A cidade também é conhecida por ser o berço de muitos humoristas. Entretenimentos não faltam na capital cearense. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer. Um pouco mais distante do Centro, está a praia do Futuro que é perfeita!!!! Diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo, mas também duchas de água doce, cadeiras, guarda-sóis, massagens à beira-mar e muita animação.

Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará. A bordo de bugues, são apreciadas nas praias de Morro Branco e das Fontes, simplesmente belíssimas. Fortaleza tem balada a semana toda – a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta. É uma cidade com vida noturna agitada. Confira também a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares; ou simplesmente, apreciar a moderna arquitetura da construção. A gastronomia típica da região é bastante variada e maravilhosamente apetitosa. Destaque para a Lagosta, frutos do mar, carne de Sol e baião de dois. As tapiocas também ganharam um cantinho só para elas – fica no bairro de Messejana e reúne mais de 20 barracas que oferecem as delícias com os mais variados recheios. Já o artesanato está espalhado por toda a cidade. São diversas feiras e mercados.

6 – Curitiba

Nessa belíssima cidade encontramos hotéis confortáveis, bons restaurantes, intensa agenda cultural e mobilidade de sobra para conhecer os cartões-postais, sempre emoldurados por bosques e praças. A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belas e inusitadas construções, como o Teatro Ópera de Arame (que lugar incrívellll…. amei absolutamente tudo. Gente … é muito bom mesmo!!!), o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, além dos parques, como o Barigui, ponto de encontro de famílias e atletas nos finais de semana.

Chuva e baixas temperaturas fazem parte da paisagem curitibana em qualquer época do ano. É uma cidade com muitos restaurantes interessantes, shoppings muito legais. Tem muita atração para curtir e aproveitar as férias. Eu volto quantas vezes forem necessárias…. que cidade limpa e encantadora.

Vá também ao Mercado Municipal de Curitiba para saber um pouco mais sobre os costumes e culinária local. Com certeza comprará produtos para levar para casa e também deliciar ali mesmo na hora.

O turismo de Curitiba está entre os melhores do país. É uma cidade bem preparada para receber viajantes e é muito fácil passear por lá. E a boa notícia é que tem um bocado de coisas de graça!

Espero que tenha gostado e se quiser mais informações, por favor entre em contato comigo. Aproveite as dicas e faça uma ótima viagem!

Brasil
20/07/2020
Por: Juliana Meneses

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em pauta

Outros posts

Viagens

Viagem Enogastronômica

Essa semana tem tanta coisa boa vindo por aí…. Já queria contar tudo de uma vez!!! A GIROTOUR é a SUA agência de viagens!!! Sempre

Leia mais »
Turismo

Destination Wedding

Vocês já repararam que, nos últimos tempos, uma das formas de casamento mais procurados pelos noivos é o Destination Wedding? Pensando nisso, resolvemos compartilhar com

Leia mais »
Amor

Falando sobre o amor

Hoje eu gostaria muito de falar sobre o amor….. Um sentimento que, realmente, nos remete a uma deliciosa viagem à dois! Mas não é do

Leia mais »
Rolar para cima